Sueiro Belfaguer, 1º Senhor da Casa de Sousa

How are you related to Sueiro Belfaguer, 1º Senhor da Casa de Sousa?

Connect to the World Family Tree to find out

Sueiro Belfaguer, 1º Senhor da Casa de Sousa's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Sueiro Belfaguer (Belfayal), 1º Senhor da Casa de Sousa

Portuguese: Don Sueiro Belfaguer 1º Senhor da Casa de Sousa
Birthdate:
Birthplace: Minho, Portugal
Death: circa 925 (66-84)
Felgueiras, Porto, Portugal
Immediate Family:

Son of Conde Don Flávio Teodósio Soares de Coimbra, Conde de Coimbra and Munia Maria Sueiro, Condesa de
Husband of Munia ó Minaya ó Moniña de Ribera
Father of Hugo Soares Belfaguer; Flavio Theodozium Thedeo, Conde da Coimbra and Conde Ero Fernández de Lugo, conde de Lugo
Brother of Ermesendo --, conde and Pedro Formariz

Occupation: "Foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense." (Wikipedia"
Managed by: Ana Toledo - Curadora
Last Updated:

About Sueiro Belfaguer, 1º Senhor da Casa de Sousa

ref.

https://www.google.es/books/edition/Description_genealogica_y_histo...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sueiro_Belfaguer

D. Sueiro Belfaguer ó Belfayal (875 - 925) foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense.

Biografia

A origem familiar de D. Sueiro está entre as mais antiga que é possível encontrar nos antigos territórios da Península Ibérica que deram origem ao Condado Portucalense e mais tarde a Portugal.
Ao longo dos seus cerca de quase mil anos de história esta família tem, teve mais do que um solar onde buscar as suas origens, o primeiro registo do Solar desta família encontra-se nos territórios da então medieval Commarca de Villa Real localizado entre Rio Tua e o Rio Tâmega em terra denominadas de Panoyas, denominação esta que provem de uma antiga cidade desse nome com origem na ocupação romana, e localizada próximo ao lugar de "Val dos Nugueiraas", atual Vale de Nogueiras, sitio em cujas ruínas é possível encontrar descrições com caracteres romanos. O segundo Solar dos Sousa e onde terá ido buscar o nome, encontra-se nos territórios de entre o Rio Minho e o Rio Douro, nas junções dos concelhos de Riba Tâmega, a antigamente a ainda usualmente denominada Terra de Sousa e que fica nas margens do Rio Sousa, local onde se encontra o Mosteiro de Pombeiro, ocupado pelos religiosos da Ordem de São Bento . O Livro Antigo das Linhagens nomeia esta família de entre as vários a quem o faz, e fá-lo dizendo: "A primeira dos Sousas; a segunda Linhagem de D. Alão; a terceira dos Moyas; a quarta de Bayão e a quinta dos de Ribadouro".

Relações familiares

Foi filho de Flávio Teodósio de Coimbra, conde de Coimbra e de Munia Sueira de Coimbra, condessa de Coimbra, filha de D. Soeiro príncipe Godo. Casou com Munia Ribeiro cerca de (875 -?) de quem teve:
D. Hugo Soares Belfaguer (c. 880 - 950) casou com Mendola Belfaguer. D. Flavio Theodozium Thedeo (C. 905 - 990), que apesar de não se saber o nome da esposa, sabe-se que pelo menos teve um filho, D. Fromarigo Guterres (985 -?), que foi Senhor de Melo.

Fonte: WP



D. Soeiro Belfaguer foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense.

A origem familiar de D. Soeiro está entre as mais antigas que é possível encontrar nos antigos territórios da Península Ibérica que deram origem ao Condado Portucalense e mais tarde a Portugal.

Ao longo dos seus cerca de quase mil anos de história esta família tem, teve mais do que um solar onde buscar as suas origens. O primeiro registo do Solar desta família encontra-se nos territórios da então medieval Commarca de Villa Real, localizado entre Rio Tua e o Rio Tâmega, em terra denominadas de Panoyas, denominação esta que provem de uma antiga cidade desse nome, com origem na ocupação romana e localizada próximo ao lugar de "Val dos Nugueiraas", actual Vale de Nogueiras, sitio em cujas ruínas é possível encontrar descrições com caracteres romanos.

O segundo Solar dos Sousa e onde terá ido buscar o nome, encontra-se nos territórios de entre o Rio Minho e o Rio Douro, nas junções dos concelhos de Riba Tâmega, a antigamente e ainda usualmente denominada Terra de Sousa e que fica nas margens do Rio Sousa, local onde se encontra o Mosteiro de Pombeiro, ocupado pelos religiosos da Ordem de São Bento.

O Livro Antigo das Linhagens nomeia esta família de entre as vários a quem o faz, e fá-lo dizendo: "A primeira dos Sousas; a segunda Linhagem de D. Alão; a terceira dos Moyas; a quarta de Bayão e a quinta dos de Ribadouro".

in Wikipedia



Foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense." (Wikipedia" Morte Cerca de 925

àcerca (Português)

Foi um cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos godos e 1º Senhor da Casa de Sousa no condado Portucalense.

D. Sueiro Belfaguer (875 - 925) foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense

A origem familiar de D. Sueiro está entre as mais antigas que é possível encontrar nos antigos territórios da Península Ibérica que deram origem ao Condado Portucalense e mais tarde a Portugal[2][1].

Ao longo dos seus cerca de quase mil anos de história esta família tem, teve mais do que um solar onde buscar as suas origens, o primeiro registo do Solar desta família encontra-se nos territórios da então medieval Commarca de Villa Real localizado entre Rio Tua e o Rio Tâmega em terra denominadas de Panoyas, denominação esta que provem de uma antiga cidade desse nome com origem na ocupação romana, e localizada próximo ao lugar de "Val dos Nugueiraas", actual Vale de Nogueiras, sitio em cujas ruínas é possível encontrar descrições com caracteres romanos.

O segundo Solar dos Sousa e onde terá ido buscar o nome, encontra-se nos territórios de entre o Rio Minho e o Rio Douro, nas junções dos concelhos de Riba Tâmega, a antigamente a ainda usualmente denominada Terra de Sousa e que fica nas margens do Rio Sousa, local onde se encontra o Mosteiro de Pombeiro, ocupado pelos religiosos da Ordem de São Bento[2][1].

O Livro Antigo das Linhagens nomeia esta família de entre as vários a quem o faz, e fá-lo dizendo: "A primeira dos Sousas; a segunda Linhagem de D. Alão; a terceira dos Moyas; a quarta de Bayão e a quinta dos de Ribadouro"

Relações familiares[editar | editar código-fonte] Foi filho de Flávio Teodósio de Coimbra[3][1], conde de Coimbra e de Munia Sueira de Coimbra, condessa de Coimbra, filha de D. Soeiro príncipe Godo. Casou com Munia Ribeiro cerca de (875 -?) de quem teve:

D. Hugo Soares Belfaguer (c. 880 - 950) casou com Mendola Belfaguer.

Bibliografia:

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, D. António Caetano de Sousa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946. Tomo XII-página 139.

Ligações externas:

Senhores da Casa de Sousa.

Referências ↑ Ir para: a b c d e f A História dos Sousas. ↑ Ir para: a b c d Dom Sueiro Belfaguer - Título Souzas. ↑ Geocities.ws - Flávio Teodósio de Coimbra

view all

Sueiro Belfaguer, 1º Senhor da Casa de Sousa's Timeline