Miguel de Araújo Reimão, I

How are you related to Miguel de Araújo Reimão, I?

Connect to the World Family Tree to find out

Miguel de Araújo Reimão, I's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Miguel de Araújo Reimão, I

Also Known As: "Miguel de Araújo Reymão"
Birthdate:
Birthplace: Santa Maria de Sardoura, Castelo de Paiva, Aveiro, Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Manuel de Araújo Reimão, da Quinta de Greire and Clara Nogueira, de Oliveira Reguenga
Husband of Antônia da Silva Pinto Antunes
Father of Private; Maria da Silva Reimão, I; Private; Private; Miguel de Araújo Reimão, II and 4 others
Brother of Private; Private; Private; Private; Private and 1 other

Occupation: Sargento-mor
Managed by: Leonardo Costa
Last Updated:

About Miguel de Araújo Reimão, I

Aos dezesseis dias do mês de outubro de 1656 batizei a Miguel filho de Manoel de Araújo e Clara Nogueira sua mulher de Oliveira Reguenga Foram padrinhos Miguel Valente e sua mãe Maria Nogueira de Fornos e que este me assinei era ut.


"[...] sargento-mor de cavalaria auxiliar Miguel de Araújo Reimão, natural da freguesia de Santa Maria de Sardoura, no bispado de Lamego e de sua esposa Antônia da Silva Pinto[6], natural da freguesia de Santo Amaro da Pitanga, no Recôncavo da cidade da Bahia".

MIRANDA, R. Capitão João da Costa Veloso. Portal Entretextos, 2022. Disponível em: https://www.portalentretextos.com.br/post/capitao-joao-da-costa-vel.... Acesso em 16 set 2022.


Morava na Fazenda da Várzea Branca na Ribeira do Canindé.


“O dito Luiz Miguel dos Anjos, pesue outra fazenda chamada Boa Esperansa com tres legoas de comprido, hua de largo, a qual tambem pertenseo a dita sua molher por fallecimento de seu primeiro marido Estevão Pinto Vilella, que a tinha arematado em prassa no Juizo dos ausentes, sendo de Miguel de Araújo Reymão que a povoou; Esta fazenda tambem pagou renda a Domingos Afonso Certão emquanto não ouve as tem para suspender a cobrança delas”.

Fonte: Ofício do desembargador, Francisco Marcelino de Gouveia, ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier Mendonça Furtado, enviando uma relação de todos os possuidores de terras no Piauí. Oeiras: 16 nov 1762. p. 64v.


“Manoel Moreira Frazão, pesue hua fazenda chamada o Saco, que tem legoa meya de comprimento, e de largura meya, a qual deo em dote a sua molher Miguel de Araujo Reimão, e tinha antes sido de Carlos de Oliveira seu povoador: Desta fazenda, dis o pesuidor, passara arrendamento aos administradores das Capellas de Domingos Afonço Certão; mas que não chegara a pagar a renda.

Antonio Borges Teixeira e Joam Barbosa de Carvalho, pesuem a fazenda chamada o Frade, com quatro legoas de comprimento, e duas de largura, o primeiro, porque a arematou em prasa no Juizo dos ausentes por execução que se fes nos béns do Sargento-mor Miguel de Araujo Reymão, e o segundo, porque deo a parte que lhe toca em dote a sua molher, o sobredito Antonio Borges Teyxeira seu pay: Desta fazenda se pagou renda a Domingos Jorge Afonso algum annos e ate que ouve ordem para senão continuar o seu pagamento.

O Padre Manoel de Araujo Reimão pesue hú citio chamado o Fradinho, com hua legoa de comprido meya de largo, o qual lhe pertenseo por falecimento de sua may Antonia da Silva Pinta, e tinha sido povoado por seu pay Miguel de Araujo Reimão”.

Fonte: Ofício do desembargador, Francisco Marcelino de Gouveia, ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier Mendonça Furtado, enviando uma relação de todos os possuidores de terras no Piauí. Oeiras: 16 nov 1762. p. 71-71v.


“Hum dos Admenistradores das fazendas, respectivas às Capellas de Domingos Afonço Certão, pesue como tal, húa fazenda chamada Burity, na Ribeira do Calindé, com duas legoas em quadra, a qual povoou Miguel de Araujo Reymão, e della pagava renda ao dito Domingos Afonço Certão, que por consentimento do mesmo povoador, meteo nesta fazenda alguas egoas, e porque foi crecendo o numero destas, se senhoriou inteiramente da terras, como fundamento de que hera senhor delas”.

Fonte: Ofício do desembargador, Francisco Marcelino de Gouveia, ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier Mendonça Furtado, enviando uma relação de todos os possuidores de terras no Piauí. Oeiras: 16 nov 1762. p. 77.


“Asenço da Costa Velozo, e sete irmãos do mesmo, pesuem a fazenda chamada a Gracina, com dias legoas e meya de comprimento, e de largura em partes hua, e em outras nem meya, a qual lhe pertenseo por falecimento de seu pay João da Costa Vellozo, que foy della arrematante no Juizo dos ausentes desta Comarca, tendo sido do mesmo povoador Miguel de Araujo Reymão. Desta fazenda tambem se pagou renda a Domingos Afonço Certão, té o tempo que ouve ordens, que embarasarão o pagamento de todas”.

Fonte: Ofício do desembargador, Francisco Marcelino de Gouveia, ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier Mendonça Furtado, enviando uma relação de todos os possuidores de terras no Piauí. Oeiras: 16 nov 1762. p. 77-77v.


“Antonio Borges Teixeira pesue a fazenda chamada o Arraial na mesma Ribeyra, com quatro legoas de comprimento, e tres de largura, a qual deo em dote a sua molher Miguel de Araujo Reymão, que a comprou a Mathias Gonsalves, e este a Antonio Dias, que a povoou; Desta fazenda se pagou renda a Domingos Jorge Afonço ate o anno de mil setecentos sincoenta e coatro”.

Fonte: Ofício do desembargador, Francisco Marcelino de Gouveia, ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier Mendonça Furtado, enviando uma relação de todos os possuidores de terras no Piauí. Oeiras: 16 nov 1762. p. 79.


MIRANDA, R. Apêndice III – Família Costa Veloso. In:___. Apontamentos genealógicos da família Nunes. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2013. p. 161-166.


MIRANDA, R. Apêndice IV – Família Mendes Vieira. In:___. Apontamentos genealógicos da família Nunes. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2013. p. 167-176.

view all 13

Miguel de Araújo Reimão, I's Timeline

1656
October 16, 1656
Santa Maria de Sardoura, Castelo de Paiva, Aveiro, Portugal
1656
Santa Maria de Sardoura, Castelo de Paiva, Aveiro, Portugal
1707
1707
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)
1711
1711
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)
1715
1715
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)
1718
1718
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)
1720
1720
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)