Historical records matching Dr. António Nunes Ribeiro Sanches
Immediate Family
-
mother
-
father
-
brother
-
sister
-
sibling
-
sibling
About Dr. António Nunes Ribeiro Sanches
V– DR. ANTÓNIO NUNES RIBEIRO SANCHES, o Grande, n. em Penamacor e m. em Paris (07 de março de 1699 – 14 de outubro de 1783). Filho de Ana Nunes. Quando o pai foi preso, ele tinha 16 anos e vivia com a tia paterna Leonor Mendes (viúva do sapateiro António Rodrigues Capote) na Guarda. Ele estudou Direito e Medicina (formou-se nesta última em Salamanca). Foi aluno de Martinho de Pina e Proença (1693-1743). Médico em Benavente. Em 1726 implicado nas declarações do primo Manuel Nunes Sanches a Inquisição como judaizante, fugiu do país sem despedir-se da família. A partir deste momento perambulou pela Europa. Viveu em Londres. Esteve na universidade de Pisa, Montpellier, Paris, Marselha, Bordéus e em Leide para encontrar Herman Boerhaave (1668-1738). Em 1731 foi para a Rússia (Moscou e São Petersburgo). Médico no exército imperial e da Imperatriz Ana Ivanovna. Ativo missivista, mantinha correspondência com jesuítas na China e pelo mundo (José Henriques Ferreira no Rio de Janeiro, Gaspar Rodrigues de Paiva em Roma, Jacob de Castro Sarmento em Londres, Manuel Pacheco Sampaio Valadares em Benavente, etc.). Denunciado como judeu, passou por Berlim onde encontrou-se com Frederico II (1712-1786) e retornou a Paris, onde passou a residir. Colaborou com a Enciclopedia francesa. Foi o último médico de D. Luís da Cunha (1662-1749). Influenciou a Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, na abolição da separação entre cristãos-novos e velhos. Autor de vários trabalhos, de onde se destaca: Christãos Novos e Christãos Velhos em Portugal (1748). Foi o intelectual português mais importante do séc. XVIII.
http://www.asbrap.org.br/documentos/revistas/rev19_art7.pdf
-------------------------------------------------------------------------------------
Dr. Antonio Nunes Ribeiro Sanches, também natural de Penamacor, (Penamacor 07 de março de 1699 - Paris 14 de outubro de 1783) um dos mais famosos médicos europeus de seu tempo, escreveu uma autobiografia repleta de detalhes de como se vivia como cristãonovo em Portugal naqueles anos. Ele escreveu em oito de novembro de 1748 em Paris, o opúsculo intitulado: "Cristãosnovos e Cristãos-velhos em Portugal" onde advoga o fim dessa distinção, retrata vivamente o estigma e a discriminação a que se viam sujeitos os cristãos-novos. Diz ele:"Tanto que um menino cristão-novo é capaz de brincar com seus iguais, logo começa a sentir a desgraça de seu nascimento, porque nas disputas que nascem dos brincos daquela idade, já começa a ser insultado com o nome de judeu e de cristão-novo. Os próprios padres os discriminam Página | 13 preferindo os meninos cristãos velhos para ajudarem à missa, levarem o castiçal, ou vela branca. Esta preferência é bem notada daquele menino ou rapaz novo cristão; agasta-se, peleja, e chora por se ver tratado com desprezo".
Antonio Nunes Ribeiro Sanches fugiu de Portugal aos 27 anos de idade sabendo da prisão em 1726 e da denúncia por prática de judaísmo feita pelo primo Manuel Nunes Sanches, cirurgião e estanqueiro na Vila Franca de Xira, com quem havia se desentendido. Foi para Pisa e em seguida seguiu para Londres onde foi circuncidado na Sinagoga de Bevis Marks, da comunidade portuguesa daquela cidade. Foi discípulo do mais famoso médico da Europa o Dr. Herman Boerhaave, na Universidade de Leyden, na Holanda o qual o indicou para ser médico da Corte russa tendo salvado a vida da futura Czarina Catarina II então com 15 anos e foi médico da Czarina Isabel Petrovna filha de Pedro o Grande.De volta a Paris, onde terminou seus dias, foi reconhecido como grande médico e intelectual tendo escrito inúmeras obras de Medicina e outros assuntos.Ao deixar a Rússia em 1747 recebeu um certificado da Czarina onde dizia: "Nasceu para servir o Mundo e não para se servir dele”.
https://lookaside.fbsbx.com/file/DE%20PENAMACOR%20A%20PORTO%20ALEGR...
Dr. António Nunes Ribeiro Sanches's Timeline
1699 |
March 7, 1699
|
Penamacor, Castelo Branco, Portugal
|
|
1783 |
October 14, 1783
Age 84
|
Paris, Paris, Île-de-France, France
|
|
???? |
Catacombs of Paris, Paris, Paris, Île-de-France, France
|