Amaro José de Arruda, o Patriarca de Oiticará

How are you related to Amaro José de Arruda, o Patriarca de Oiticará?

Connect to the World Family Tree to find out

Amaro José de Arruda, o Patriarca de Oiticará's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Amaro José de Arruda

Birthdate:
Birthplace: ilha de São MIguel, Açores
Death: May 22, 1832 (52)
Fazenda Oiticará, Massapê, Freguesia do Santana, CE, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of Pedro Viveiro de Arruda and Francisca dos Anjos
Husband of Ana Maria da Conceição da Conceição
Father of João José de Arruda; Manoel Francisco de Arruda; Francisco José de Arruda; Amaro José de Arruda, Filho; Pedro José de Arruda and 4 others

Occupation: Capitao
Managed by: Volodia Bonder
Last Updated:

About Amaro José de Arruda, o Patriarca de Oiticará

Amaro José de Arruda: O mistério do Açoriano que veio à Oiticará (Massapê) [Parte 2] Resolvi criar um novo tópico, para continuar meus esboços sobre a genealogia de Amaro José de Arruda.

Devido ao inventário que recebi gentilmente do Dr. Francisco de Assis Vasconcelos Arruda, que chamamos de Assis Arruda, eu pude ter uma suspeita favorável a descoberta dos pais de Amaro José de Arruda:

0DzJTu1384539438

O Documento sugere que o filho mais velho do casal Amaro José de Arruda e Dona Ana Maria da Conceição, fosse Manuel José de Arruda; Logo tenho minhas dúvidas sobre os pais de Amaro José de Arruda, que supostamente tem o nome de Pedro de Viveiros, e Francisca dos Anjos; Amaro José era natural da Ilha de São Miguel, Açores.

De fato nas minhas pesquisas pude perceber que alguns dados não estão batendo, procurei com alguns amigos dos Açores em várias freguesias dos principais concelhos da Ilha de S. Miguel, e não achamos nenhum Pedro de Viveiros, muito menos casado com Francisca dos Anjos;

De onde vem então essa informação?

Como vocês podem ver o inventário do Amaro José está muito deteriorado, sendo que ele possui mais de 150 anos, Naquela época ocorrida desde equívocos até omissões de informações, Penso eu, que o Pai de Amaro José não fosse Pedro de Viveiros, e sim Manuel de Viveiros.

Minha suspeita está fundamentada no fato que um Manuel de Viveiros de Arruda, se casou em 1771, com uma Maria de Jesus, e o filho mais velho do Amaro José (Como consta o inventário) era Manuel José de Arruda, Ora se minha suspeita estiver confirmada, teria sido o primeiro filho de Amaro José uma homenagem ao avô Açoriano?

Eu pensei que pela genealogia ser um universo muito extenso, essa é uma suspeita que não se pode confirmar que sim e que não até que se prove definitivamente uma verdade ou uma mentira; Mas depois reparei que os filhos de Amaro José tinham ligação direta com a família;

No livro de meu avô (Os Arrudas de Baturité) diz que, segundo as tradições orais, Amaro José veio com 2 irmãos chamados Alexandre José de Arruda, (Que ficou em Recife) e outro que o livro não especifica mas que diz ser terminado em José de Arruda (que migrou para São Paulo ou Rio de Janeiro); Logo entre os filhos de Amaro José, temos o nome Alexandre José de Arruda, mas para constar temos um Pedro José de Arruda, que está confundindo as pesquisas.

A seguir deixo uma transcrição do Assento que um Manoel de Viveiros de Arruda se casa com Maria de Jesus:

Manuel Viveiros de Arruda c.c Maria de Jesus:

Em sete dias do mês de setembro de mil sete centros e setenta e três anos, de manha [%E2%80%A6] sem nenhum impedimento, nem terem o juízo (?) como me consta por [%E2%80%A6] o Dr. Pedro João Arruda [%E2%80%A6] João Pedro Tavares [%E2%80%A6] para guiar [%E2%80%A6]testemunhas que foram José de Viveiros fregueses da mesma paroquia o Andre de Souza Cabral [%E2%80%A6] presente se casam solenemente por palavras de presente Manoel de Viveiros de Arruda, filho de Francisco de Viveiros e Sua mulher Polônia de Arruda, com Maria de Jesus, filha de paio(?) e de Antônia de Aguiar, todos naturais e fregueses desta dita paroquia onde [%E2%80%A6]

Ass: Cura João Pedro Tavares; José de Viveiros, André de Souza Cabral (Testemunhas)

Paroquia de Santo Antonio, Região Autónoma Açores, Presidência Governo, Direcção Regional Cultura.

Como consta no meu primeiro Post, achei um Amaro de Arruda, que se casou na mesma freguesia em épocas aproximadas, tudo consta que Amaro José nasceu na freguesia de Santo Antonio;

O nome José de Viveiros como testemunha talvez seja a chave para entender, porque Amaro José levaria consigo o nome “José” no meio, talvez já existisse esse nome na família, O que não explica por exemplo porque Amaro José e seus irmãos levariam consigo o nome “José de Arruda” Sendo que seu pai era Viveiros, e sua mãe não tinha Arruda.

Logo me parece ser uma hipótese plausível, que Amaro José fosse filho de Manuel de Viveiros de Arruda, e sua mulher Maria de Jesus, Att. Pedro Arruda.

https://gallaeciacores.wordpress.com/2013/11/15/amaro-jose-de-arrud...

Vimos que, as maiorias desses ilustres portugueses, acima citados, tiveram a bucólica e tranqüila Ilha de São Miguel dos Açores como seus berços de origem. O mesmo ocorre com

AMARO JOSÉ DE

ARRUDA===

=====

, objeto deste livro, que aportou as nossas terras no descambar do Século XVIII. Filho de Pedro de Viveiros e de sua mulher Dona Francisco dos Anjos. O moço português contraiu núpcias com Dona Maria da Conceição, natural de Mamanguape, Paraíba; filha do Capitão José Ferreira da Costa e de sua mulher D. Maria Colaça. Os recém-casados deslocaram-se de Mamanguape para o lugar "0ticará". Lá se instalaram numa fazenda de plantar e criar, às margens do rio Contendas. As terras da Fazenda pertenciam aos domínios da antiga Fidelíssima Vila de Januária, hoje Sobral. Atualmente pertencem à jurisdição política do Município de Massapê - berço dos Arrudas Genealogia Sobralense Os Arrudas Tomo III 660 cearenses. Depois, adquiriram o "sítio Barra" encravado no planalto da Beruoca, hoje denominada "Meruoca". Porém foi em "Oiticará" que o casal plantou as raízes verdejantes da sua fecunda prole. Foi lá que seus filhos viram a luz da vida e assistiram o desenrolar de suas existências. O Patriarca lá veio a falecer, no dia 22 de maio de 1832. Os descendentes do moço lusitano se radicaram pêlos sertões, serras e praias das terras de "mares bravios", foram à Amazônia, durante a febre doirada da extração da borracha e se espalharam por todo o Brasil. A contribuição da prole do moço açoriano foi e continua sendo muito valiosa, em relação à terra alencarina. Seus descendentes se projetam principalmente na indústria e comércio, não deixando de ter participação em outras atividades, desde a literatura às pesquisas biológicas.

Arruda, Francisco de Assis Vasconcelos Genealogia Sobralense "OS ARRUDAS". 3.ª ed. Fortaleza, CE, IOCE, 1987

"Siará Grande- Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil"- do autor Francisco Augusto de Araújo Lima, volume I página 57. Amaro José de Arruda, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, Ajuda da Bretanha, ou Capelas, ou Santo Antônio Além Capelas, Concelho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel Região autônoma dos Açores, filho de Pedro de Viveiros e Francisca dos Anjos.Amaro nasceu no ano de 1779, e faleceu a 22/5/1832, na Fazenda Oiticará, Freguesia de Sobral.

view all 13

Amaro José de Arruda, o Patriarca de Oiticará's Timeline

1779
May 23, 1779
ilha de São MIguel, Açores
1803
1803
Fazenda Oiticará, Massapê, Freguesia do Santana, CE, Brasil (Brazil)
1805
1805
1812
September 21, 1812
Fazenda Oiticará, Massapê, Freguesia do Santana, CE, Brasil (Brazil)
1832
May 22, 1832
Age 52
Fazenda Oiticará, Massapê, Freguesia do Santana, CE, Brasil (Brazil)
May 22, 1832
Age 52
????
????
????
Fazenda Oiticará, Massapê, Freguesia do Santana,, CE, Brasil (Brazil)
????