Immediate Family
-
wife
About Alexandre de Moura
Alexandre de Moura foi o líder do exército português que colaborou com a destruição da França Equinocial, durante o período colonial brasileiro. Em 1598 chegou a capitania de Pernambuco, para participar na etapa final da conquista da Parahyba em 1599. Entre 1603 e 1615, foi lugar-tenente governador da capitania e teve um papel preponderante na ocupação do Nordeste e do Norte do Brasil. Em 1615, venceu os franceses no Maranhão e aprisionou o seu líder, La Ravardière, regressando à Europa no ano seguinte. Em Portugal, serviu na Armada, sabendo-se que ainda estava vivo em 1620.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_de_Moura
---------------------------
Governador Alexandre de Moura – governou de 1603 a 1615.
Foi o líder do exército português que colaborou com a destruição da França Equinocial, durante o período colonial brasileiro. Em 1598 chegou a capitania de Pernambuco, para participar na etapa final da conquista da Parahyba em 1599. Entre 1603 e 1615, foi lugar-tenente governador da capitania e teve um papel preponderante na ocupação do Nordeste e do Norte do Brasil. Em 1615, venceu os franceses no Maranhão e aprisionou o seu líder, La Ravardière, regressando à Europa no ano seguinte. Em Portugal, serviu na Armada, sabendo-se que ainda estava vivo em 1620.
Fonte: https://evaldot.wordpress.com/2014/05/23/governadores-de-pernambuco...
---------------------------
Observações:
Capitão Mor y Governador de Pernambuco. (Recibe el Alvará de Capitão Mor de Pernambuco el 9/10/1602). Formó parte, junto con otros como el navegante Martim Soares Moreno, el oficial Diogo de Campos, o el miembro del Consejo Real, Gaspar de Sousa, de una comisión de expertos creada por Felipe III para tratar las "cousas do Maranhão". (CARDOSO, 2011, p. 328). Posteriormente fue enviado al mando de una flota de siete navíos y seiscientos hombres desde Olinda para arrebatar el fuerte de São Luís do Maranhão a los franceses. (CARDOSO, 2011, p. 331). Realizó varias negociaciones con el militar francés Daniel de la Touche, logrando la rendición definitiva del fuerte en 1615. La Touche fue enviado a Pernambuco como prisionero de Alexandre de Moura "para entrevistar-se com Gaspar de Sousa, então governador do Brasil". (Cardoso, 2012: 133-135)
Aparece citado en Ferreira en una carta que el obispo de Leiria, Pedro de Castilho, dirigió al Rey (9/08/1607): Carta do bispo [de Leiria, vice-rei de Portugal], D. Pedro de Castilho ao rei [D. Filipe II], aos avisos que o capitão de Pernambuco, Alexandre de Moura, faz das naus «S.Jacinto» e «Oliveira» que foram ter a Angola, e dos sucessos da armada com que o vice-rei [da Índia], D. Martim Afonso de Castro passou a Malaca. Cod.51-VIII-18, fol. 237v.
Bem: Engenho Cocaú (Invocação Nossa Senhora da Penha de França)
Fonte: http://brasilhis.usal.es/pt-br/personaje/alexandre-de-moura
46- Engenho Guararapes – sob a invocação de São Simão - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Beatriz Lopes casada com 1o marido João Rodrigues Cabea e 2o marido Domingos Lopes. Filhos do 1o casamento: 1) Felipa Tavares casada com Joao Pires, o Camboeiro 2) João Tavares 3) João Lopes 4) Ana Lopes Filhos do 2o casamento: 5) Maria Lopes casada com Francisco do Amaral 6) Alvaro Fernandes 7) Isabel Fernandes casada com Gaspar Rodrigues. Filhos de Felipa Tavares e João Pires, o Camboeiro: 1) Joana Tavares Pires que segue na sucessão do Engenho Guararapes 2) Beatriz Tavares 2a esposa de Francisco de Barros Rego (nascido c. 1560 e falecido 14/12/1614) Senhor do Engenho Sao Francisco da Várzea do Recife. Sua 1a esposa foi Maria Barrosa filha de Fernão Martins Pessoa e Maria Gonçalves Raposo - índia. 3) Isabel Tavares casada com Afonso de Albuquerque filho de Jeronimo de Albuquerque o Torto, e de sua mulher Felipa de Melo 4) João Tavares 5) Simao Pires Tavares (nasceu em 1566) Padre. Joana Tavares Pires herdeira em parte do Engenho Guararapes casada com Duarte de Sá Maia (nascido em 1555) filho de Antonio da Maia (de Lima) e de sua mulher 1a esposa Isabel Dias de Sá. Filhos: 1) Felipa de Sá e Lima que segue na sucessão do Engenho Guararapes 2) Antonio de Sá Maia casado com Catarina de Melo e Albuquerque que segue na sucessão do Engenho Santo André na freguesia da Muribeca. Felipa de Sá e Lima, herdeira em parte do Engenho Guararapes casada com João de Albuquerque Melo pais de: 1) Maria de Albuquerque casada com Francisco de Moura, filho de Alexandre de Moura que governou Pernambuco - sucessão no Engenho Guararapes. Filho: Alexandre de Moura e Albuquerque sem geração.
Alexandre de Moura's Timeline
1620 |
1620
|
Portugal
|
|
???? |
Portugal
|
||
???? |