Aleixo Leme dos Reis

How are you related to Aleixo Leme dos Reis?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Aleixo Leme dos Reis

Birthdate:
Death: 1671
Sao Paulo, São Paulo, SP, Brazil
Immediate Family:

Son of Brás Leme and Isabel de Freitas
Husband of Ana de Góis Pompeu
Partner of NN
Father of Maria Pedroso do Prado; Maria Leme da Silva; Manoel de Góes Leme; Maria Pompeu and Mamede
Brother of Maria Pedroso; Maria Leme da Silva and Sebastião Leme da Silva

Managed by: Private User
Last Updated:

About Aleixo Leme dos Reis

PROJETO COMPARTILHAR Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira www.projetocompartilhar.org

SL. 2º, 352, 2-3 Aleixo Leme dos Reis, falecido em 1671 (C. O. de S. Paulo), casou-se com Anna de Góes f.ª de Manoel de Góes Raposo.

SL. 4º, 301, 1-1, Anna de Góes, falecida em 1679 em Parnaíba, foi casada Aleixo Leme dos Reis. Aleixo Leme faleceu com testamento em 1671. E teve, pelo seu inventário (C. O. de S. Paulo) 4 f.ºs: 2.1 a 2.4 2-1 Manoel de Góes Leme, 2-2 Maria Leme da Silva 2-3 Maria Pompeu, 2-4 Maria Pedroso do Prado

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Aleixo Leme dos Reis casou com Ana de Góes Pompeu. Tiveram os filhos nascidos por: 1- Manoel de Góes Leme (ou Raposo), 1655 2- Maria Pompeu, 1656, em julho de 1703 já casada com Manuel Correa de Carvalho. 3- Maria, 1661, 4- Maria, 1664 5- Anna, em 1670, não consta na GP.

Teve Aleixo Leme os filhos naturais, não citados na GP. - Antonio Leme dos Reis - Merencia Leme, em 1670 já casada com Vicente Dias Ferreira.

ALEIXO LEME DOS REIS Inventário e Testamento

SAESP vol. 18, fls. 219 a 256 Ano: 19-10-1671 Local: vila de Santa Ana da Parnaíba, em o sitio e fazenda que ficou do defunto, na paragem Cabussú Juiz dos Órfãos: Manuel dr Brito Nogueira Escrivão dos Órfãos: Manuel Franco de brito. Avaliadores: João Dias Diniz e Manuel Paes Farinha. Declarante: a viúva Anna de Góes

Herdeiros nesta fazenda: - a viúva Anna de Góes - Manuel, de 16 anos; - Maria Pompeu, de 15 anos - Maria, de 10 anos - Maria, de 7 anos - Anna, de um ano.

TESTAMENTO

Em nome da Santíssima (...). Aos 4-6-1670 eu, Aleixo Leme dos Reis, faço este meu testamento. Encomenda a alma. Rogo a meu irmão Sebastião Leme da Silva e a minha mulher Anna de Góes Pompeu queiram ser meus testamenteiros. Meu corpo será sepultado no convento de Nossa Senhora do Carmo desta vila de São Paulo e sepultado na cova de meu avô Aleixo Leme. Acompanhamentos e missas. Declaro que sou casado com Anna de Góes Pompeu, da qual tenho quatro filhos, um macho e três fêmeas a saber: Manuel, e as fêmeas se chamam todas por Maria, e fica a dita mulher prenha; e todos são meus legítimos herdeiros havidos de legitimo matrimonio. Declara bens, entre eles casas compradas a meu sogro Manuel de Góes Raposo. Declara dividas. Declaro que tenho por meus filhos naturais a Antonio Leme, e a Merencia Leme casada com Vicente Dias, a qual mando se lhe dê vinte varas de pano de algodão, e a meu filho Antonio Leme lhe deixo o adereço. Deixa o remanescente da terça para a mulher Anna de Góes Pompeu. (...) vila de São Paulo em os quatro de junho de 1670 anos. Aleixo Leme dos Reis. Aprovação: 6-6-1670 nesta vila de São Paulo. Cumpra-se Parnaíba 17-10-1671 - Lemme Cumpra-se Santa Ana da Parnaíba 18-10-1671 - Brito

Avaliações. Terras lançadas neste inventário: - mil braças de terras de matos daninhos na paragem Tapesserica com uma légua de sertão partindo com os irmãos do dito defunto. - em Pirajossara umas valas com umas parreiras dentro com a terra que se achar ser do dito defunto. - uns chãos na vila de São Paulo partindo com Salvador de Oliveira.

Procurador á lide que faz a viúva ao Capitão Guilherme Pompeu de Almeida. Procurador á lide dos órfãos a Francisco Furtado.

A viúva Anna de Góes curadora de seus filhos órfãos.

Dinheiro dado a ganhos.

Recibos e quitações, entre eles: - digo eu Antonio Leme que recebi de meu tio Sebastião Leme ---- espada e adaga que me deixou meu pai Aleixo Leme dos Reis, hoje 3-9-1673. Antonio Leme dos Reis.

- digo eu Vicente Dias que estou pago e satisfeito de vinte varas de pano de algodão que me deixou o defunto meu sogro Aleixo Leme dos Reis no seu testamento e por ser verdade lhe passei este por mim feito e assinado a meu tio Sebastião Leme da Silva como testamenteiro hoje 13-1-1674 - Vicente Dias Ferreira.

fls. 253: aos 14-6-1678 na vila de Santa Ana de Parnaíba tirou sua folha de partilhas Manuel de Góes Leme por se haver emancipado.

fls. 256: digo eu Manuel de Góes Raposo filho de Aleixo Leme dos Reis e de sua mulher Anna de Góes Pompeu --- pago a defunta minha mãe Anna de Góes Pompeu por sua morte me pagaram a herança que me coube por morte e falecimento do defunto meu pai e de como estou pago e satisfeito (...) passei a presente quitação 16-7-1703 Manuel de Góes Raposo.

Digo eu Manuel Gonçalves de Aguiar que estou pago e satisfeito da herança de minha mulher Maria Pedroso que lhe ficou por morte e falecimento de seu pai Aleixo Leme dos Reis, hoje 16-7-1703 - Manuel Gonçalves de Aguiar.

Digo eu Manuel Correa de Carvalho, que estou pago da legitima que coube a Maria Pompeu que lhe ficou por morte do defunto meu sogro Aleixo Leme dos Reis. 20-7-1703 - Manuel Correa de Carvalho.

view all

Aleixo Leme dos Reis's Timeline

1660
1660
1670
1670
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1671
1671
Sao Paulo, São Paulo, SP, Brazil
????
????
????
????