Perfis candidatos a MP

Started by Lúcia Pilla on Monday, March 5, 2012
Problem with this page?

Participants:

Profiles Mentioned:

Related Projects:

Showing 1-30 of 33 posts
3/5/2012 at 10:28 AM

Vem para cá Private User! :-)

3/5/2012 at 11:48 AM

Não era para debater antes? rsrsrs

3/5/2012 at 12:06 PM

Caaaaaalma! :-)))

Private User
3/5/2012 at 12:16 PM

Esqueci do Rivrotril matinal....kkkk

3/5/2012 at 12:32 PM

A minha idéia era debatermos antes, ao menos eu, você e a Nivea Nunes Dias sobre alguns critérios para transformar um perfil em MP, no que implica essa ação e em que circunstâncias ele pode/deve ser usado. Vou fazer uma pequena introdução, tá?

Private User
3/5/2012 at 1:03 PM

ok!

3/5/2012 at 1:21 PM

Um "Master Profile" (MP) pode ser chamado Perfil Principal em português. Ele apresenta uma moldura roxa na foto (quando se olha para a árvore) e o símbolo MP em caixa laranja, ao lado do nome, na visão do perfil.

A idéia por trás dos MPs é a de que isto seja um indicador de qualidade, mas infelizmente por vezes temos que travar a edição de um perfil por outras razões e não há como fazer isso sem antes transformá-lo em MP.

Um Master Profile pode ser:

(1) totalmente bloqueado, de forma que só curadores podem completar fusões ou alterar quaisquer dos campos;

(2) bloqueado em alguns campos sensíveis como nome, sobrenome, datas de nascimento, falecimento, locais, etc.

(3) marcado com uma observação no topo do perfil, geralmente um aviso, alerta quanto a fusões ou alteração de dados errôneas (recentemente passou a ser possível incluir esta observação sem precisar promover o perfil a MP).

Um MP não pode ser mesclado com outro MP.

Então, além das razões de qualidade, é comum bloquear perfis:

(1) quando existe um excessivo número de erros (como looping de fusão entre gerações diferentes, por exemplo) e um curador precisa
de tempo para pesquisar e acertar os dados e desvincular parentescos incorretos antes que novas fusões possam ser realizadas;

(2) para evitar fusões erradas que de tempos em tempos se repetem, como é o caso de irmãos com mesmo nome (sim, isso é mais comum do que se pensa...), ou aquelas provocadas por divergências entre fontes genealógicas e outras várias situações.

(cont)

3/5/2012 at 1:43 PM

Vocês já devem ter notado que, nos processos de fusão ocorre uma certa "loteria" na definição do principal administrador. Em geral, prevalece o do perfil que já passou por mais fusões anteriores, ou o que está mais repleto de dados e foto, ou o que foi adicionado há mais tempo...

Por isso, aí mora o perigo do poder: o principal administrador de um perfil marcado como MP sempre se sobrepõe aos outros depois de uma fusão, mesmo que ele seja administrado por uma única pessoa e tenha sido introduzido recentemente. Com um MP pode-se portanto usurpar o controle de um perfil já consolidado há muito tempo, mesmo sem querer.

Um perfil de qualidade que tem um único administrador e foi construído recentemente já tem "marcas" de qualidade, dadas pela foto, a bio, as fontes de dados... ao meu ver não precisa nem deve ser MP por enquanto. Se "encontrar-se" com um mais simples, vai se sobrepor naturalmente. Mas e se, por acaso, o Geni já tinha um outro perfil de qualidade com vários editores, que qualquer diferença impediu o sistema de busca localizá-lo?

Me digam se está dando para entender ou estou muito confusa...

3/5/2012 at 4:02 PM

ok

3/5/2012 at 4:03 PM

digo, continue

3/5/2012 at 4:27 PM

Certo, Nivea Nunes Dias. Agora deixo a minha opinião, que pode ser compartilhada com vocês ou não. Sintam-se livres.

(1) Não faço MP de perfis adicionados por mim mesma até que isto seja definido como necessário por outro qualquer motivo;

(2) Não faço MP de perfis adicionados por uma única pessoa, também até que isto seja necessário por outro motivo que não a "qualidade";

(3) Tento deixar o fluxo correr, as fusões acontecerem e as opções se tornarem naturais.

Private User
3/6/2012 at 8:25 AM

Entendo melhor agora questão do MP. Penso que "me passei". Queria proteger, tomar conta daquilo que achava que era NOSSO. Como se algum perfil tivesse DONO.

As regras ficaram mais claras. E as consequencias e cuidados, também.

Obrigada pela aula, Lúcia. Vou olhar com outros olhos quando encontrar um perfil de uma personalidade brasileira.

3/6/2012 at 11:50 AM

Concordo plenamente com você , Lucia.
MP quando necessário . Bom senso é o melhor.
Achei muito importante, esse debate .
Minhas amigas , vocês são verdadeiros tsunamis ...caramba!
Para colocar alguns poucos "nomes" pesquiso tanto, demoro muito...
Amanhã vou acrescentar alguns inconfidentes, não tão conhecidos , mas nem por isso menos importantes.
Hoje já fiquei acabada com" Marília de Dirceu ."

3/6/2012 at 12:13 PM

Marília de Dirceu

Muito bom, Nívea! Cadê o Dirceu?

Private User
3/6/2012 at 3:42 PM

Adorei Marília. Nunca tinha visto um perfil (desenho, figura) dela.

3/7/2012 at 4:56 AM

Estou com uma dúvida.
Eu coloquei no perfil, Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão ."Marília de Dirceu" .
Não é exatamente um apelido, e até há controvérsias. Dizem que Tomás Antonio Gonzaga(Dirceu), escreveu poemas dedicados a ela , e talvez tenha escrito a outras , no decorrer de sua vida.
Mas a fama pertence a ela. Sempre que se fala de Marília , fala-se dela.
Acho que deveria aparecer o nome dela real, com algum complemento , talvez . Coloquei o" Marília "na Bio.
E provavelmente "conhecida como" .
De qualquer forma , acho o nome real melhor nesse caso .
O que acham?

3/7/2012 at 5:35 AM

Eu já havia modificado ontem. O campo apelido é melhor definido como AKA (também ou mais conhecido como), ou seja, se aplica bem. Outra coisa que eu costumo fazer é, em casos como este, colocar o nome mais familiar às pessoas (Marília de Dirceu) no "Nome de exibição".

3/14/2012 at 3:08 PM

Nivea Nunes Dias, encontrei uns perfis (dois casais) que - eu acho - você poderia transformar em MPs. Veja:
http://www.geni.com/people/Jo%C3%A3o-Gon%C3%A7alves-da-Camara/60000...
http://www.geni.com/people/M%C3%A9cia-de-Noronha/6000000010057983970
http://www.geni.com/people/Jo%C3%A3o-Foga%C3%A7a/6000000010068348287
http://www.geni.com/people/Maria-de-E%C3%A7a/6000000010591546289

Você clica em "Ações" e lá dentro em "Opções de curador" e "Faça deste o perfil principal de..."

Daí, se o "Sobre mim" já contém a fonte da informação, você pode editar o perfil e clicar nos cadeados que aparecem ao lado dos campos, bloqueando a edição ou alteração dos mesmos em virtude de futuras fusões.

Que tal? ;-)

Private User
3/14/2012 at 5:33 PM

Lúcia Pilla porque a escolha destes perfis para MP?

3/14/2012 at 5:37 PM

Apenas porque a Nivea precisa perder a virgindade e estes perfis, além de já terem muitos administradores e informações, são do interesse dela. ;-)

3/14/2012 at 5:40 PM

Amanhã vou pesquisar bem esses perfis , e acho que tem outros , por perto bem significativos.
Hoje pesquisei muito, Alexandre de Gusmão, o jesuíta. Achei uma pequena pista , que o unia a Bartolomeu Bueno, o moço.
Que perfil lindo!!! Mas tenho quase certeza , não vai confirmar...

Private User
3/14/2012 at 6:56 PM

Bom, se é questão de virgindade, sou só expectadora.

3/15/2012 at 7:18 AM

Lucia , Carla
Olhem a seriedade disto!!!
http://www.dightonrock.com/colombo_era_100.htm
Por isso e muito mais me interessa os perfis que me mandou.
Será que deveríamos discutir com "todos" essa questão?
Incrível vc me mandar esses perfis, eu estava investigango os "Zarcos"

3/15/2012 at 9:38 AM

Christopher Columbus

Unknown Profile

http://www.geni.com/projects/Christopher-Columbus

A página do projeto está em branco. Divirta-se! hehe

Private User
3/15/2012 at 10:01 AM

Por favor, faça!

3/16/2012 at 9:49 PM

Private User, reproduza aqui o teu pedido de retomar a discussão e motivos para tornar um perfil MP, por favor? Daí ficaremos mais confortáveis em compartilhar as conversas brasileiras... :-)

Private User
3/16/2012 at 10:09 PM

Lúcia e Nívea, têm vários personalidades brasileira renomadas que precisam ser bloqueadas por MP. Estão fazendo "misérias" nas bios deles, em especial os estrangeiros.

Os Barretos aí de cima, não consegui adicionar o perfil no projeto, porque estão nas mãos de uma estrangeira. Fiz conforme Lúcia recomendou, pedi para colaborar. Vamos ver....vamos ver....

E também lembro de ter falado em transformar em MP os perfis adicionados aos Projetos, exceto aí os imigrantes que não tenham feitos relevantes.

Showing 1-30 of 33 posts

Create a free account or login to participate in this discussion