No que estou trabalhando agora?

Started by Lúcia Pilla on Friday, February 3, 2012
Problem with this page?

Participants:

Profiles Mentioned:

Related Projects:

Showing 181-210 of 1521 posts

Parece mesmo. Meus avós maternos tiveram quinze filhos. Só um não se criou, embora naqueles tempos a mortalidade fosse muito alta. Há um mandamento milenarista judaico-cristão indelével no imaginário dos portugueses e seus descendentes: "Multipliquem-se e povoem as terras com o seu sangue". E isso vem desde o Milagre de Ouriques, que quase santificou Afonso Henriques, aquele mesmo que mandou
encarcerar a própria mãe, aqui referida: http://www.destak.pt/artigo/83163

Caros colegas, há um erro "gravíssimo" Projeto Presidentes do Brasil. Nossa Curadora Lúcia Pilla chamou Dilma de PresidentE e não PresidentA.
Se ela quebra os laptops dos Ministros, imagine o que fará conosco???
Informo que fugi para a Bolívia.

Presidenta, estudanta, atendenta, gerenta, videnta... :-)

Tira teima! Eliminando as dúvidas. Sobre os filhos, respondo seguindo sua numeração.

1) a Ilídia casou com o tio Luiz Antônio de Souza Barros, irmão de sua mãe (Ilídya Mafalda de Souza Resende, que era filha do Brigadeiro Luiz Antonio de Souza Queiróz e Dona Genebra de Barros Leite.

2) Os pais da prima estão lá. São eles o Coronel Francisco Ignácio de Souza Queiróz e Francisca Miquelina de Souza Queiróz. Mas não há confirmação dos nomes dos pais de Francisco Ignácio e Francisca Miquelina.

5) Não entendi o nome dele... Está escrito lá assim: "Foi casada com o cidadão francês, Hipollito (Marie Victor - Hipolite), Conde de Cambolas, Marquês de Palarin, que faleceu eum seu castelo..."

7) Hahaha! Que falta de criatividade! O filho 7 e o 12 chamavam-se Estevão. O 7 era Estevão Ribeiro de Souza Resende, o Barão de Resende. Já o 12 era Estevão Ribeiro de Resende, o Barão de Lorena, que não tem o "de Souza" que o outro irmão tinha.

O sobrenome de Anna Cândida não consta. Era filha do Barão de Serra Negra, o Comendador Francisco José da Conceição. Não há menção ao nome da mãe dela.

Quem casou com Ricardina Correia foi mesmo o "Estevão 12", o Barão de Lorena. O problema aí veio todo do nome igual pra dois filhos.

Tudo ok? Abs!

Victor Marie Hipollito?

Eis o perfil do Conde de Cambolas e Marquês de Palarin na wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Marie_Hippolyte

Lucia, quanto ao número 2 da resposta acima, na wikipédia consta que Francisca Miquelina era filha do Brigadeiro Luis Antônio de Souza Queiróz. Sobre os filhos do brigadeiro (é ele mesmo que dá nome à famosa avenida de São Paulo) há várias informações bacanas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ant%C3%B4nio_de_Sousa_Queir%...

Tenho , no livro de Dr. José Guimarães , "Ilhoas" , Rezende , com Z
e Souza com Z
o que vcs tem?

Eu tenho o Genealogia Mineira, com tudo que é Rezende escrito com Z. O autor seguiu o padrão do nome dele (que era com Z). Embora, nesse caso, a letra não diferencie famílias. É só uma questão de registro mesmo. Em Portugal, o nome é com S, e remete à localidade de Resende, que fica na Beira Alta, a 6 km de Lamego e 315 km de Lisboa. Quanto aos Souza, o autor varia mas tenho a impressão de que também usa mais o Z do que o S.

E o que acham? , estou colocando Z

Pessoal, não posso agora mas gostaria de fazer uma reflexão com vocês acerca desta questão antes de vocês sairem mudando de S para Z. Ok?

na minha famialia haa casos de s ou z. eu prefiro esciolher uam grafia e agrupar aao nome de famialaiaa...

Ufa! Que dia cheio! rsrsrs Antes de mais nada gostaria de convidar uns novos amigos a participar/seguir este nosso debate. São eles Private User e François Paillusseau. Sejam benvindos!

Com prazer Lucia Pilla , já to nessa rsrs obrigado

Legal, Private User !

Diego de Moraes Moreira (C) , já fiz todas as alterações derivadas das tuas novas informações. Vê lá se está tudo OK, tá?

Agora a ortografia...

Estive por acaso conversando sobre isso com a Private User alguns dias atrás. Dizia a ela que existe uma coisa chamada Convenção de Nomenclatura, que foi discutida e deliberada entre os curadores há algum tempo atrás. Esta convenção pretende dar diretrizes para resolver conflitos entre preferências de um e outro editor quando perfis são mesclados. Exemplo: CAIXA ALTA ou Caixa Baixa? Se não se tem uma diretriz, corre-se o risco de 2 editores ficarem travando uma guerra de edições para manter na marra a sua preferência...

(cont)

Está aqui: http://wiki.geni.com/index.php/Naming_Conventions

Mas tem algumas coisas que a gente deveria adaptar para o nosso caso. Como ainda não temos muito interlocutores, fica complicado desencadear um debate sobre isso. Para ter legitimidade precisávamos ser mais pessoas engajadas.

Exemplo: a convenção diz que os nomes devem respeitar a grafia da época em que as pessoas estavam vivas. Para nós, lusófonos, isto é absolutamente impossível de respeitar, por duas razões. A primeira é que existe um acordo ortográfico entre os países falantes do português em que o nome de uma pessoa que já morreu deve ser grafado segundo a ortografia vigente, fazendo com que grande parte da informação disponível esteja assim, como é o caso do Geneall. A segunda é que se recuarmos um tempo grande nem nós mesmos conseguiríamos reconhecer certos nomes (p. ex. Sousa já foi Souza e antes Soufa, um exemplo leve) e também teríamos uma dificuldade imensa de descobrir qual a grafia adequada para cada época.

Não é a toa que 99% dos perfis portugueses/brasileiros estão grafados na ortografia correta atual. Será que queremos enfrentar o desafio de mudar tudo isso e ainda correr o risco de novas levas de perfis serem inseridos sem que se identifique a duplicação, por conta da diferença na grafia?

Aguardo opiniões...

Opa, isso é muito legal. Abriu um espaço enorme, e de fato era uma política que acabava restringindo muitos usuários, especialmente os não habituados a pagar por algo que não lhes era imprescindível. Isto acabava desanimando muitos interessados.

Está ok, Lúcia Pilla Agora vou começar a trabalhar em Severino Eulógio Ribeiro de Rezende (http://www.geni.com/people/Severino-Eul%C3%B3gio-Ribeiro-de-Rezende...) que é um dos irmãos do Marquês de Valença e tataravô do Ary Barroso.

Lúcia e tchurma!

TÍTULO: RELATÓRIO DO DIA (kk)

Todas estas personalidades, inclusive o Marquês de Valença e familiares, Tiradentes (que estava nas mãos de uma estrangeira), aos poucos deveriam ser bloqueados por MP.

Gostaria de que fosse analisado o perfil de http://www.geni.com/people/Joaquim-Jos%C3%A9-da-Silva-Xavier/600000.... Será necessário uma bio em inglês?

Se estiverem de acordo com que lá está, por favor, Lúcia transforme em MP.

Andei "fuçando" em Projetos de outros países e ainda não fiz a lição de casa de ler as instruções dos critérios do Geni, então.... Encontrei duas situações que gostaria que - se puderem - me esclarecessem:
1 - Quando não há perfil no Geni de uma pessoa citada, eles usam os dados do wikipédia, com a observação entre parênteses (temporary);
2 - Muitos projetos não listam na página os perfis, eles somente adicionam os perfis ao projeto. O que, na minha humilde opinião, cria um obstáculo ao pesquisador que necessita procurar nos perfis adicionados a pessoa que ele quer encontrar. Isto não acontece nos projetos brasileiros. Isto é comum nos Projetos do Geni? Ou isto pode acontecer?

Só para informar, usando o critério do (temporary), andei acrescentando nos projetos americanos, alguns ditos "Latinos", os músicos (compositores, regentes, instrumentistas) clássicos e modernos brasileiros que ainda não tem perfil no Geni. Os que tinham perfil adicionei direto, claro. Meu objetivo é tornar colocar os brasileiros junto ao resto do mundo. Afinal, o que Shakira tem de melhor que Caetano, Chico, Tom, etc.etc.etc.

Saint Gertrudis, Abbess of Hamage is my 38th great grandmother.

Saint Gertrudis, Abbess of Hamage is my 39th great grandmother.

Vou incluir minha esposa, Lucimar Gonçalves Campos no debate pois ela aderiu ao Geni há pouco e eu vou usar perfil dela pra fazer inclusões. Quando ela falar por aqui, sou eu falando. Abs!

Boa idéia, Diego de Moraes Moreira (C) ! Vou seguir a Lucimar... ;-)

Private User, você levantou assuntos profundos que, além da questão da convenção de nomenclatura, merecem uma discussão separada e focada. Aqui, como a gente conversa sobre tudo, as mensagens ficariam perdidas.

Minha proposta: criar umas discussões independentes desta, com títulos tais como "Convenção de Nomenclatura para a língua portuguesa", "Perfis candidatos a MP", etc

PS: a Catherine é uma adorável curadora do Geni, que assumiu a administração daquele perfil porque ele foi abandonado.

Diego de Moraes Moreira (C), Lucimar Gonçalves Campos, Nivea Nunes Dias, Private User e quem mais se interessar,

Aproveitando o desafio que o Diego impôs a si mesmo, achei que poderia ser uma boa idéia criar o projeto http://www.geni.com/projects/As-3-Ilhoas

Fiz um esboço lá para a gente poder começar a trabalhar, que tal? Minha idéia não é incluir todos os descendentes delas, obviamente, mas talvez aqueles que tenham se destacado por alguma razão, ou por alguma curiosidade ou até por uma relação afetiva.

Mãos-a-obra! :-))

Ótimo, estamos dentro do projeto 3 ilhoas! O perfil de Lucimar vai concentrar esforços de inclusão dos familiares do imigrante português Comendador Soares (http://www.geni.com/people/COMENDADOR-FRANCISCO-JOS%C3%89-SOARES/60...) que é sexto avô dela mas vai atuar também no projeto 3 ilhoas.

Muito boa a ideia do Projeto As 3 Ilhoas. Vamos lá!!!

De fato este nosso debate já está começando a ficar muito extenso e merece ser dividido por assuntos.

Se vc não inicou o debate sobre as Convenções, eu vou dar início e convidar os colegas, e colocar a mesma mensagem acima.

Permita-me Lúcia Pilla!

Parece-me que dois Projetos já merecem alguns desdobramentos.

Imigrante ao Brasil - Assim como desdobramos os Portugueses, os Alemães já estão alcançando um número considerável. Penso num projeto próprio, dividindo-os por Estados as colônias foram formadas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, etc.etc.

Personalidades Brasileiras: Tanto os Personagens Históricos, como os Políticos estão em considerável número. Não me ocorre nenhuma ideia quanto aos Históricos. Quanto aos políticos, poderiam ser classificados por Estado que representam (ou representaram)...bom aí aguardo alguma outra ideia...

Beleza Carla! Todas as idéias são ótimas. Nas Ilhoas seria legal contar um pouco com os teus dotes de layout do projeto... Alguém saberia transformar as 3 imagens das capas dos livros em uma imagem única para a gente ilustrar o projeto? Cada projeto, por enquanto, só aceita uma imagem.

Showing 181-210 of 1521 posts

Create a free account or login to participate in this discussion