No que estou trabalhando agora?

Started by Lúcia Pilla on Friday, February 3, 2012
Problem with this page?

Participants:

Profiles Mentioned:

Related Projects:

Showing 1321-1350 of 1521 posts

Bah, Carla, teu sobrinho Valdisnei é mais emblemático! hahaha

Que nomes lindos! Me faz sentir saudades de "Maria da Apresentação", por sinal seria apresentação de quê, alguma ideia? (já pedindo desculpas pela minha ignorância, mas ri muito quando encontrei esse nome noutro dia).

Valdisnei ainda será o nome de algum sobrinho, Lúcia Pilla. Quem sabe consegue uma entrada grátis em Orlando.

"Apresentação ao templo" era uma cerimônia obrigatória entre os judeus. Todos os filhos primogênitos do sexo masculino tinham que ser "apresentados", como sinal de dedicação a Deus. Os filhos primogênitos, conforme a Bíblia (Antigo Testamento), deveriam desempenhar o papel de sacerdotes no âmbito da família, ou mais amplamente na comunidade onde vivessem.
Maria e José, pais de Jesus (filho primogênito), fizeram essa cerimônia, e ainda fizeram, simbolicamente, o "resgate", ou seja, em vez de deixarem o menino na "escolinha" de sacerdotes, fizeram um "pagamento", também simbólico, e levaram o menino de volta para casa.
A "Apresentação" é celebrada anualmente no dia 2 de fevereiro. Não por conicidência, esse dia foi marcado como "Nossa Senhora dos Navegantes", principal devoção dos navegadores portugueses, inspiração das orações, pedindo proteção contra tempestades ou outros incidentes nas - longas - viagens pelos mares.
Essa devoção bem poderia ser chamada "Nossa Senhora da Apresentação".

Obrigado José. Finalmente fiquei sabendo. Coincidentemente meu pai poderia ter sido chamado "Douglas da Apresentação" pois nasceu nesse dia, mas duvido que meus avós, como eu, tivessem a menor ideia disso também.

Carla, não esqueça de insistir no acento pra que não comecem a chamá-lo de Valdisnêi, que é ainda pior.

Mas é Valdisnêi, Dalton Holland Baptista kkkkkkkkk
A minha Júlia poderia ser "Júlia Depois da Apresentação". O aniversário dela foi ontem. Mas do jeito que gosta de exibir-se....teria que ser Da Apresentação, Do Espetáculo, Do Show........

Agora outra pergunta para os universitários: já que sabemos ao que se refere o "da Apresentação" agora queremos saber de onde vem o "do Patrocínio" . Sempre pensei que apresentação precisasse de patrocínio será que tem a ver? teve patrocínio para o aniversário da Apresentação, Carla?

kkkkkk.....no caso teve mãetrocínio. Já que vou pagar uma vou dar a ela uma viagem de presente. O paitrocínio.....furou....kkkkkk

As comemorações religiosas "do patrocínio", semelhantes ao "Thanksgiving", são festas de agradecimentos a Deus, pela intervenção de Nossa Senhora, por graças e benefícios alcançados. Eram celebradas num domingo de novembro (segundo ou terceiro), o que coincide, no hemisfério Norte, com o final das colheitas grandes, ocasião de armazenar para enfrentar o inverno.
São poucos os lugares do mundo onde ainda se celebra a Nossa Senhora do Patrocínio, ou São José do Patrocínio.
Aliás, eu tive um vizinho cujo primeiro nome era Patrocínio.

Em tempo: consta que as festas "do patrocínio" iniciaram na Espanha e se difundiram para Portugal e Itália.

Mais uma vez muito obrigado, Vidal. É legal saber de onde vem esses nomes.

…nomes de Santo/Santa, dia Santo, dia de festa, Maria do Patrocínio é nome comum em Portugal…:)

Eduardo Cardoso Mascarenhas de Lemos mas ainda hoje dá-se nomes de Santos, dia de Santos?
Eu vejo muitas Marias , ou tem a moda dos anjos (Gabriel, Rafael) ou dos apóstolos (Lucas, Mateus, João, Marcos).
E eu encontro várias mulheres da minha idade com o nome Carla.

…penso que hoje se dá mais importância ao nome próprio, e até à composição de apelidos…mas referindo-me à minha geração e há dos meus pais, os nomes próprios vinham dos antepassados…o meu Pai chamava-se José Jerónimo…dizem que foi por ter nascido no dia de S. Jerónimo, agravado pelo facto de eles viverem na Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra…agora o Xavier, o Assis e assim uns outros que vem do nome de Santos, nunca sei bem se é nome ou se é apelido…também há as modas, nomes de rainhas e actrizes de cinema/telenovelas…como eu tive mais de mil alunos, ia reparando nas modas dos nomes das alunas…recordo-me do tempo das "Carinas"…:)…o seu nome deve ter raízes antigas escrito de outra forma. Eu tenho uma amiga checa, que se chama algo parecido com Karla, que em Portugal daria, Clara…:)

Na minha família, a despeito de ocasionalmente aparacerem nomes "novos' como meus sobrinhos Vitor e Bruno geralmente dão o dos avós, bisavós, tios etc. Atualmente e escolha de novos e antigos está mais ou menos empatada.

Pessoas,
Na série das famílias com nomes curiosos, vejam os irmãos do escritor brasileiro Ibiapaba Martins! Consta na Wikipédia que ele era genealogista mas já varri a net e não encontrei nada para melhorar a arvorezinha mixuruca que fiz dele...

Ah bom...esses nomes de origem indígena também foram moda...ou ainda são: Ubirajara ou Obirajara, Cauã, Cauê...uma funcionária minha chama-se Indiana. Como aqui tudo é abreviado, no bom costume porto alegrense, chamamos de Indi. Mas tem as Indianara, Marrara, Andaê...e por ai vai...

E quanto a ele ser genealogista? Alguma pista de onde ele escondeu a árvore dele? :-)

Não encontrei nada sobre a ligação dele com a genealogia. Nem no CBG. Isto só é citado na Wiki.

A Private User está garimpando umas coisas lá!

Não iria votar nele mas a tragédia vivida por esta família me fez dedicar o dia a construir sua árvore. Ainda faltam muitos perfis a incluir, se quiserem ajudar.

Eduardo Campos

Carla, adorei a árvore que você colocou o link.... vou passar a fazer assim também hahahhahahahahha e vou incluir os vizinhos!

Private User de fato, ela é muito criativa. Bagunça pouca é bobagem.

Lucia, coloquei um tio avô do Eduardo Campos. Trabalhei muitos anos com ele qdo. morava em Sampa.

Gente! O povo é criativo!

Doença de vitimou Francisco José Diniz: "moléstia insidiosa"

Showing 1321-1350 of 1521 posts

Create a free account or login to participate in this discussion